.

.

Apresentação:

Este blog é dedicado aos atuais e futuros idosos para que tenham uma vida mais feliz e menos complicada.
Minha mãe, Leda Rosin, escreveu textos e poemas com o objetivo de lançar um livro para ajudar o Asilo Padre Cacique de Porto Alegre, RS, mas não conseguiu patrocínio.
Criei este blog como homenagem para que seu trabalho não fique esquecido numa gaveta e para que ela se sinta feliz.
Este é um blog para todas as idades!



Esta turma respeita os idosos!

sábado, 12 de junho de 2010

Sexo e amor fazem bem em qualquer idade:


É certo que com o passar do tempo o corpo sofre mudanças, mas não o suficiente para calar os desejos e guardá-los em uma gaveta. Entregar-se ao prazer traz um colorido a mais na vida.

O sexo é um pilar da vida, independente da idade, raça, classe social. Manter a vida sexual ativa faz bem ao corpo, alivia tensões e, principalmente, mantém a auto-estima em dia. É fácil falar, o difícil é transgredir uma sociedade que, apesar de moderna, ainda mantém o preconceito em que se imagina apenas corpos jovens aptos à sexualidade.

Até pouco tempo atrás era inadmissível perante a sociedade que uma pessoa com mais de 50 anos namorasse. O tempo passou, mas o preconceito permanece dentro e fora de casa.
Aqui, esbarramos em três grandes problemas: a não aceitação da família, a dificuldade de iniciar um relacionamento e fatores de ordem fisiológica. “É comum a família não permitir que o idoso namore, seja porque ele esteja ‘denegrindo’ a imagem do parceiro anterior que se foi, seja porque a família tem receio de que ele se afaste do convívio por conta desta nova relação, ou até mesmo por deixar de ajudá-los (cuidar dos netos, ir ao banco, pagar contas, etc.). Assim, com medo de perder o amor dos familiares, ele se sujeita a condição de ficar só”, esclarece a psicóloga e psicoterapeuta de São Paulo, Dra. Olga Inês Tessari, autora do livro “Dirija sua vida sem medo”.

Outro ponto é quando há resquícios de depressão. “A pessoa pensa que já cumpriu seu papel e que não precisa se relacionar com outras pessoas. Imagina que agora é hora de esperar a morte chegar”, indica a especialista.

Em outros casos, o medo impera: medo de buscar outra pessoa e enfrentar a pressão da família e o preconceito dos outros, medo da nova relação não dar certo e vir a sofrer novamente, medo dos comentários dos amigos/vizinhos e por aí vai.

Nos casos de ordem psicológica, as mulheres sofrem mais. “Para elas, sexo é algo que se faz no escuro do quarto e sobre o qual nada se fala publicamente. Muitas reclamam de nunca terem atingido o orgasmo, que o sexo feito com o parceiro sempre foi ruim e dão graças a Deus de estarem viúvas. Justamente por esse motivo, não pensam em namorar novamente.

O fato é que na época em que eram jovens, o conceito de sexo era de que o homem deveria se satisfazer sexualmente e a mulher deveria estar pronta para ter relação sexual na hora em que ele quisesse. Era uma postura servil da mulher, bem típica de uma sociedade machista, que felizmente tem mudado ao longo do tempo”, completa a Dra. Olga.

Enfrentar os próprios medos e encarar a sociedade não é tarefa fácil, mas pode ser muito compensadora visto a importância da felicidade no dia-a-dia. Dona Ida, 68, de Boituva, SP, é um exemplo disto. Ela voltou a namorar o primeiro namorado, que hoje tem 76 anos, depois de passados mais de 50 anos. “Namorar é muito bom, sinto-me como se tivesse no auge dos meus 17 anos. Nós somos muito felizes juntos, minha família está do meu lado e agora tenho mais ânimo, vontade de sair... até para comer me sinto melhor. Vivo esse amor como se fosse o primeiro: quando o encontrei foi como se fosse a primeira vez”, conta.

Não há desvantagens em iniciar um relacionamento em qualquer idade, desde que seja de interesse de ambos, que se respeitem e se aceitem como são. Agora, as vantagens são muitas: desde a alegria de sentir-se amado e desejado, de ter uma pessoa para somar e compartilhar e, até mesmo, de ter uma companhia no dia-a-dia.

Os amantes mais maduros são os que vivenciam emoções e prazeres de forma mais intensa e plena e, ao mesmo tempo, seguras e calmas, dada a experiência adquirida ao longo do tempo. Assim, tornam-se mais estáveis e confiantes entre ambos e o relacionamento mais harmonioso e sábio.


5 comentários:

Anônimo disse...

Soninha,muito lindo esse texto e bem elaborado!Sexo não tem idade e pode ser prazeroso sempre!Bjs,

orvalho do ceu disse...

Olá, também passo para deixar pra vc o meu mais nobre sentimento: o AMOR
Tudo de bom hoje e sempre.
É muito bom participar deste dia com vc.
Abraços

Anônimo disse...

O Dia dos Namorados,em Portugal,ñ é hoje.
Boa noite,querida Sônia.
Hoje,em Lisboa,há desfile de Marchas populares representando os vários Bairros!
Beijo,Amiga.
isa.

legalmente loira... disse...

adorei o texto muito bem feito.
e sexo sempre importante em qualquer que seja a idade e o desejo.
bjos.
linda noite.

Dilemar Neto disse...

Vim deixar o meu abraço e felicitá-la pelo texto, Assunto que tão poucos têm a acoragem de abordar, por ainda trazerem o travo amargo do tabu em relação ao sexo.
O amor é lindo e deve ser vivido em sua plenitude em qualquer idade.
Um beijo verde e amarelo.
Dilemar Neto
http://umolharespiritual.blogspot.com

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Clique na imagem e...