.

.

Apresentação:

Este blog é dedicado aos atuais e futuros idosos para que tenham uma vida mais feliz e menos complicada.
Minha mãe, Leda Rosin, escreveu textos e poemas com o objetivo de lançar um livro para ajudar o Asilo Padre Cacique de Porto Alegre, RS, mas não conseguiu patrocínio.
Criei este blog como homenagem para que seu trabalho não fique esquecido numa gaveta e para que ela se sinta feliz.
Este é um blog para todas as idades!



Esta turma respeita os idosos!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Direitos dos Idosos no Brasil


Direitos dos Idosos no Brasil: Como muitas pessoas já sabem, os idosos no Brasil possuem direitos, sendo que muitas vezes esses direitos não são devidamente oferecidos para os idosos, fazendo com que a população idosa do nosso país passa por vários constrangimentos perante a sociedade, preparamos essa matéria para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre os direitos dos idosos no Brasil, não deixem de conferir a nossa matéria completa para obter maiores informações.

Os direitos dos idosos vão desde pagar metade do ingresso para assistir um filme no cinema até a isenção do pagamento de tarifas para andar de ônibus pertencentes às linhas urbanas operados pelas empresas particulares permissionárias de serviço de transporte coletivo, você poderá conferir logo abaixo mais alguns dos direitos dos idosos previstos em lei.

Como todas as pessoas têm o direito de viver, o idoso também deve ter o direito de viver, sendo que o poder público deve garantir ao idoso, algumas condições de vida apropriada para o bem estar do idoso, na lei consta que o idoso tem seus direitos para que possa ter uma melhoria na qualidade de vida como, por exemplo, educação, atendimento prioritário em bancos, hospitais, etc., o idoso também tem direito aos esportes, como acontecem em vários municípios do Estado de São Paulo, os jogos da terceira idade, onde são realizados vários jogos de várias modalidades.

A saúde do nosso país é um fator que pode melhorar muito para os idosos, sendo que os direitos dos idosos na saúde é que tenha serviços alternativos para os idosos, sendo que o atendimento prioritário é de suma importância tanto para idosos como para deficientes e gestantes, vale lembrar que todos os idosos devem ter direito à saúde, seja ela para qualquer tratamento, consulta ou cirurgia.

O Sistema Único de Saúde – SUS, também oferece um atendimento alternativo para os idosos, garantindo para os mesmo o acesso universal e igualitário, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos, esses são alguns dos direitos dos idosos no SUS, visando uma melhoria na saúde dos idosos.

Esperamos que vocês tenham compreendido alguns dos direitos que os idosos têm e fiquem sabendo que os direitos dos idosos e deficientes são semelhantes, sendo que os deficientes também tem o direito de viver e de se locomover por lugares que deverão ser adaptados para que o deficiente também possa viver livre pelo nosso território nacional.

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa matéria e que vocês possam conceder aos idosos alguns dos direitos que os mesmos possuem, como em um ônibus lotado, dar o seu assento para uma pessoa mais velha, ou uma gestante, são atos assim que fazem de nós pessoas melhores, desejamos a todos vocês uma ótima semana e até a próxima.
Fonte: http://www.mundodastribos.com/

4 comentários:

orvalho do ceu disse...

Olá,
Fico imaginando o que será de nós... com tanta falta de gentileza reinante...
Antes, não se precisava de Estatuto... era o coração que nos governava a educação... Será que morremos do coração e nem soubemos?
Deve ser!
De qualquer forma, convém sempre o alerta e a informação que nos passam é preciosa demais...
Vamos colaborando com a construção de uma vida mais ELIZ em todas as idades e assim... seremos felizes... merecemos, não é mesmo?
Bjs no coração e muita serenidade pra vcs

Dora Regina disse...

Silvia, infeliznmente o brasileiro só faz o que lhe é imposto, de boa vontade respeitando que o nosso direito termina quando começa o do outro.
Foi preciso leis para que idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais tivessem voz e vez, mesmo assim ainda há quem desobedece.
Boa postagem amiga!
Um super abraço!!!!

Anne Lieri disse...

Sonia,excelente texto!No Brasil tem gente que se puder passar por cima do idoso,não pensa duas vezes!Esquecem que um dia irão envelhecer!Bjs,

Mimirabolante disse...

é verdade!!!um bonito texto......adoro os idosos......acredito que vá ser uma idosa feliz.....daqui a pouco chego lá!!!acho lindo o carinho,o respeito,o carinho e a atenção com os nossos velhinhos....bjcas

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Clique na imagem e...