.

.

Apresentação:

Este blog é dedicado aos atuais e futuros idosos para que tenham uma vida mais feliz e menos complicada.
Minha mãe, Leda Rosin, escreveu textos e poemas com o objetivo de lançar um livro para ajudar o Asilo Padre Cacique de Porto Alegre, RS, mas não conseguiu patrocínio.
Criei este blog como homenagem para que seu trabalho não fique esquecido numa gaveta e para que ela se sinta feliz.
Este é um blog para todas as idades!



Esta turma respeita os idosos!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Osteoporose, diabetes e hipertensão são doenças comuns em idosos


Com mais de 19 milhões de habitantes com idade igual ou superior a 60 anos, o Brasil precisa estar atento às principais doenças que acometem os idosos. Estimativas do IBGE indicam que em 2025 o contingente de pessoas na terceira idade irá atingir 32 milhões de pessoa no país, o sexto em número de idosos no mundo. O dia 27 de setembro abra a Semana Nacional do Idoso, e serve de alerta para a prevenção de problemas como a osteoporose, hipertensão e diabetes, problemas comuns nesta faixa etária.

Segundo secretário adjunto da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Dalisbor Silva, algumas sugestões auxiliam na prevenção dessas doenças. Evitar o tabagismo, por exemplo, previne a osteoporose e as doenças cardiovasculares. Esses dois fatores são fortes complicadores do diabetes, além de causar outros males à saúde. O abandono da vida sedentária também traz grandes benefícios à população em geral.

O médico alerta, no entanto, que com a chegada da terceira idade, por mais que se esteja saudável, é imprescindível que o check-up seja feito regularmente.

É interessante que o idoso tenha o seu médico de confiança e que mantenha contato direto com ele para que seja acompanhado em todas as atividades ? destaca.

Silva lembra que o principal objetivo das visitas frequentes ao médico é o controle da qualidade de vida do idoso. Além disso, é fundamental evitar a automedicação.

Confira algumas dicas para prevenir as principais doenças endócrinas:

:: Osteoporose

Para a prevenção da osteoporose e de possíveis fraturas é preciso deixar o osso saudável. A mudança de hábitos de vida, com a inclusão da prática de atividade física regular e uma alimentação adequada são boas medidas. É fato que alguns fatores dificultam esta a prática de atividades por idosos ? como dificuldade de locomoção, falta de equilíbrio, etc. Por isso, é importante que busque uma orientação médica, para que haja uma avaliação prévia geral da saúde e a indicação personalizada com o tipo de exercício mais adequado.

Em relação à alimentação, inclua leite e derivados, diariamente e, se necessário, buscar uma suplementação de cálcio e vitamina D, com orientação médica.

:: Diabetes

Na alimentação da pessoa com diabetes, é preciso ter cuidado com açúcares simples (doces) e ficar atento na quantidade de amido (massas e tubérculos, como batata e etc.) e de gorduras saturadas (de origem animal) ingerida. Converse com seu médico em relação ao uso de bebida alcoólica.

O especialista recomenda que este público tenha cuidado especial com produtos diet (sem açúcar) e light (de menor valor calórico). É preciso ter um limite. Ao optar por um produto diet, deve-se usar apenas uma porção, para não aumentar o valor calórico total. Leia os rótulos com atenção. O monitoramento da glicose também é importante.

:: Hipertensão

A pressão alta é um problema bastante frequente. Para a sua prevenção são necessários: a redução do sal na alimentação, bem como o controle alimentar e, da mesma forma, a atividade física regular.

Em pessoas acima do peso, a redução de 5% do peso geral já faz uma grande diferença nos índices da pressão arterial, é interessante monitorar a pressão periodicamente, de acordo com a indicação médica.


____________________
Fonte: Zero Hora

Um comentário:

Marcia disse...

Linda, super bacana suas informacoes! Meu marido tem 38 e já é hipertenso e diabético. Mas tudo sob controle.
Beijos e uma doce semana!

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Clique na imagem e...