.

.

Apresentação:

Este blog é dedicado aos atuais e futuros idosos para que tenham uma vida mais feliz e menos complicada.
Minha mãe, Leda Rosin, escreveu textos e poemas com o objetivo de lançar um livro para ajudar o Asilo Padre Cacique de Porto Alegre, RS, mas não conseguiu patrocínio.
Criei este blog como homenagem para que seu trabalho não fique esquecido numa gaveta e para que ela se sinta feliz.
Este é um blog para todas as idades!



Esta turma respeita os idosos!

sábado, 13 de março de 2010

Qualidade de vida na 3ª idade!

Posted by Picasa
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a qualidade de vida na terceira idade pode ser definida como a manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual.
ALIMENTAÇÃO: do ponto de vista físico, o fator mais importante na manutenção da saúde é o cuidado com uma alimentação saudável, para suprir o organismo com todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.
VISITAS REGULARES AO MÉDICO: são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida.
ATIVIDADE FÍSICA: a prática regular de atividades aeróbicas e exercícios contribui para a conservação da saúde, sempre de acordo com as limitações físicas e com orientação especializada.
SEXO: a atividade sexual, outro fator importante na manutenção da saúde, deve ser mantida. É importante salientar que os valores associados à atividade sexual, nesta fase da vida, são diferentes dos jovens: o que importa não é a virilidade, a quantidade de ejaculações ou orgasmos, mas a intimidade, a sensação de aconchego, o afeto e o carinho.
DESAFIOS: a preparação para as grandes mudanças na vida, decorrentes da aposentadoria e da perda de amigos e familiares é de suma importância para a saúde psicológica, assim como um contato familiar constante e a preservação e manutenção da autonomia, independência e dignidade do idoso.
INTERAÇÃO SOCIAL: saber usufruir de todos os momentos de lazer, a interação social e o desenvolvimento de hobbies e interesses diversos colaboram para que a mente mantenha-se ativa e saudável.
RESPEITO: o idoso deve ser respeitado como ser humano que é, com todas as limitações inerentes a sua idade!

2 comentários:

Maysha disse...

Beijos amiga Leda, bom fim de semana
Isa

Chica disse...

Essas são ótimas dicas pra viver melhor aessa nova idade e/ou respeitar os que nela estão!beijos,lindo findi!chica

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Clique na imagem e...