.

.

Apresentação:

Este blog é dedicado aos atuais e futuros idosos para que tenham uma vida mais feliz e menos complicada.
Minha mãe, Leda Rosin, escreveu textos e poemas com o objetivo de lançar um livro para ajudar o Asilo Padre Cacique de Porto Alegre, RS, mas não conseguiu patrocínio.
Criei este blog como homenagem para que seu trabalho não fique esquecido numa gaveta e para que ela se sinta feliz.
Este é um blog para todas as idades!



Esta turma respeita os idosos!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Como aumentar a segurança dos idosos


A longevidade aumentou muito no Brasil, graças a avanços da medicina, melhorias no saneamento básico e controle de hábitos nocivos, como o tabagismo. Os idosos, contudo, são vítimas frequentes de golpistas e de aproveitadores, advertem os especialistas. Medidas simples, adotadas pelo pessoal da terceira idade, por seus amigos e parentes podem reduzir os riscos enfrentados por aqueles que merecem descanso e proteção, após uma vida de trabalho e de dedicação à família.

Dicas:

Muito cuidado com a contratação de pessoas como acompanhantes, enfermeiras ou faxineiras para idosos. Devem apresentar recomendação de terceiros e indicar locais onde já trabalharam. A família do contratante deve, também, checar antecedentes criminais.
Filhos, netos e sobrinhos podem instalar uma câmera de vídeo em local discreto, para acompanhar on-line como empregados tratam seus familiares mais velhos.
Instrua constantemente seus pais ou avós para que não informem a estranhos, por telefone, pessoalmente ou na internet, dados bancários e referências sobre onde e como moram.
Sempre que possível, idosos devem ser acompanhados na ida ao banco, pois há criminosos que se especializaram em segui-los para roubar o dinheiro da aposentadoria ou pensão.
É importante que familiares amigos e vizinhos mais jovens façam visitas de surpresa aos mais velhos, mostrando que há pessoas que se preocupam com eles. Isso pode evitar o ataque de bandidos.
Além da proteção contra violência e assaltos, nossos amigos e familiares idosos devem contar com proteção no lar, para evitar acidentes domésticos. Devem-se instalar pisos e degraus antiderrapantes, e colocar apoios em paredes e portas para que possam se segurar.
Se os idosos estiverem com perda de memória ou outros problemas de saúde, é importante que tenham apoio em tempo integral, mesmo que para isso familiares tenham que se revezar ou somar recursos para a contratação de auxiliares.
No futuro, uma vez que deveremos contar em 2030, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a sexta maior população mundial de idosos, seria importante criar delegacias do idoso em todo o Brasil.
Esses policiais especializados e assistentes sociais deveriam visitar periodicamente idosos, que também são vítimas de golpes financeiros praticados por pessoas próximas, teoricamente de confiança.
Porteiros, zeladores, seguranças e outros profissionais que atuam em prédios devem ser instruídos para tratar com respeito aqueles que estão na terceira idade, respeitando seu ritmo e suas necessidades específicas.
Isso também deve ocorrer em serviços públicos ou de interesse público, como transporte coletivo urbano.
Quem desrespeita ou trata mal os mais velhos se esquece de que, um dia, também fará parte deste segmento da população mundial.

Daqui:
Mais Dicas




3 comentários:

✿ chica disse...

Um assunto sério a ser pensado e tratados sempre!beijos,chica

Tunin disse...

Os idosos precisam ser respeitados e levado a sério por toda a sociedade e pelo poder público. Assunto muito bom. Sônia! Abração.

Anne Lieri disse...

Em nosso país ainda temos muito a melhorar com relaçao ao atendimento ao idoso!Excelente post!Bjs,

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Clique na imagem e...