.

.

Apresentação:

Este blog é dedicado aos atuais e futuros idosos para que tenham uma vida mais feliz e menos complicada.
Minha mãe, Leda Rosin, escreveu textos e poemas com o objetivo de lançar um livro para ajudar o Asilo Padre Cacique de Porto Alegre, RS, mas não conseguiu patrocínio.
Criei este blog como homenagem para que seu trabalho não fique esquecido numa gaveta e para que ela se sinta feliz.
Este é um blog para todas as idades!



Esta turma respeita os idosos!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MITOS E PRECONCEITOS:


Alguns mitos sobre a velhice precisam ser desfeitos:

A inteligência diminui com a idade. Não diminui: haja vista a produção intelectual, artística, empresarial, social e religiosa de pessoas acima de 60,70,80 anos ou mais.

O idoso não aprende. Inverdade: as universidades da terceira idade estão aí para provar do que os alunos idosos são capazes.

O idoso perde a capacidade sexual. Inverdade: o que ocorre é a redução da freqüência das relações sexuais.

Idoso só deve conviver com idoso. Errado: ele tem que conviver com outras faixas etárias, dar e receber experiências, afeto, emoções, num processo de relação com pessoas de outras gerações.

Velhice é doença. Inverdade: esquecemos que a doença atinge pessoas de todas as idades. Há idosos sadios física e mentalmente, ativos, participantes, produtivos em todos os campos.

O idoso está mais perto da morte. Errado: na sociedade atual, todos estamos próximos da morte, em razão de doenças, acidentes de trânsito, falta de segurança, entre outros fatores.

Idoso não tem futuro. Inverdade: tem que se preparar sim, porque ele tem futuro: não deve morrer socialmente, mas se preparar para viver a aposentadoria. Em razão do tempo livre que vai ter, deve fazer um projeto de vida para esse novo tempo social.

O aposentado é mantido pelo governo. Inverdade: ele contribuiu durante trinta ou mais anos para a Previdência Social. Agora é hora de obter retorno das contribuições feitas. Aposentadoria não é dádiva, é justiça.

Do Texto-base da Campanha da Fraternidade 2003

Um comentário:

Tunin disse...

Sônia, lindos textos, lindas imagens! O idoso precisa desse incentivo. Parabéns, querida ,pela iniciativa! Abração.

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Clique na imagem e...