Por que temos Mal de Parkinson?
Faça essa pergunta para um médico e ele certamente responderá que o Mal de Parkinson é idiopático, ou seja, não tem causa conhecida.
Nós que sabemos os transtornos que o Mal de Parkinson trouxe nas nossas vidas precisamos fazer algo para responder a essa pergunta.
Mas quem somos nós para responder a essa pergunta?
Somos as vítimas de um transtorno que atinge milhares de pessoas e, a cada dia, gente mais jovem, que vai viver muito mais tempo em condições precárias.
Pois bem, nós parkinsonianos podemos responder a essa pergunta e faremos isso sem muito esforço, colhendo algumas informações, que não tomarão mais de cinco minutos do nosso tempo e os resultados serão úteis como orientação sobre o que devemos fazer para corrigir o que gerou em nós o Mal de Parkinson, pois tudo tem uma causa, ainda que não identificada.
O que temos de fazer é muito simples:
1. Precisamos identificar um parente próximo, de mesmo sexo, idade semelhante, de preferência morando na mesma cidade e que não tenha Mal de Parkinson;
2. Faremos a ele algumas perguntas relacionadas com possíveis causas geradoras do Mal de Parkinson;
3. Responderemos as mesmas perguntas e os dados deverão ser enviados, por e-mail, para tabulação e processamento.
A análise dos dados buscará a identificação das causas mais prováveis e os resultados terão valor estatístico se conseguirmos 30 informações de cada grupo de idade e sexo. Algo que não será difícil.
Vamos fazer isso?
Caso esteja disposto a participar envie um e-mail para crmendes@via-rs.net e remeteremos a ficha de coleta de informações.
Texto do amigo Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro via Facebook
Famosos com Mal de Parkinson:
Mãe da Xuxa sofre do MP.
Minha mãe aos 72 anos. Ontem ela completou 79.*
*A minha mãe Leda sofre de MP, mas os sintomas estão sob controle, graças a Deus e aos remédios que ela começou a tomar logo no início e que continua tomando nos horários certos há anos.
Um comentário:
Soninha,não sabia que sua mãe tem mal de Parkson.Ainda bem que foi descoberto logo e ela consegue controlar a doença. o Djavan tb me surpreendeu!bjs,
Postar um comentário